Vida

Publicado em Ter 03/21/06 como Gaia

A biologia é a ciência da vida (do grego bios = vida e logos = estudo). Debruça-se sobre as características e o comportamento dos organismos, a origem de espécies e indivíduos, e a forma como estes interagem uns com os outros e com o seu ambiente. A biologia abrange um espectro amplo de áreas acadêmicas frequentemente consideradas disciplinas independentes, mas que, no seu conjunto, estudam a vida às mais variadas escalas.
pt.wikipedia.org/wiki/Biologia

Minha última professora de biologia no colégio, certa vez, disse para os alunos que pretendiam fazer vestibular para cursos relacionados a biologia, que para seguir estas carreiras, antes de ter espírito científico, era necessário ter muita fé. Todos nós ficamos sem entender no momento. Então a professora escreveu no quadro negro a definição dada para a biologia. Foi quando percebemos que a biologia estuda algo que não sabemos o que é: a vida.

Obviamente muitos filósofos, teólogos e esotéricos possuem as suas próprias respostas, mas nenhuma é completa em si, pois todas dependem de definições ou dogmas. Pessoalmente eu acredito que seja melhor não sabermos o que é a vida em si, pois sem sabermos já a banalizamos, imagine cientes.

Seguindo uma linha totalmente diferente de assunto, percebi hoje que o capitalismo, e as leis de mercado, devem estar marcados no nosso DNA. Para todos é assim, uma coisa só é devidamente valorizada quando se encontra escassa ou indisponível, existe também a regra da necessidade. E nem a vida escapa dessa visão. Tem tanta vida neste planeta que nem nos preocupamos, ou nos alarmamos com todas as violências que cometemos à Terra.

Vida…


Fechado para comentários

comentários desativados para este artigo