Percepção

Publicado em Qui 09/21/06 como Comportamento

Tudo o que existe está profundamente conectado.

Independente do teu dogma, tu concordas comigo. Todas as pessoas possuem este conceito dentro de si. Algumas o encaram como sendo simplesmente a existência de um Deus, outras porque acreditam que tudo teve início no Big-bang, e têm aqueles mais malucos (como eu) que vêem o universo como uma grande corrente em que cada coisa que existe nele é um de seus elos, ou simplesmente uma variável, como explica a matemática e a Teoria do Caos.

Muitas vezes nos atemos a coisas tão simplórias ou nos satisfazemos com tão pouco que deixamos que a nossa percepção do universo fique limitada. É o famoso universo umbigo. Mesmo quando acreditamos que somos pessoas que preferem crescer e se desenvolver como indivíduos a ter uma vida simples, mas medíocre, deixamos de perceber que somos um elo na corrente do universo.

Qualquer ação que tomamos faz diferença no universo inteiro, mesmo que nos pareça imperceptível. Basta mudar um só valor de uma variável em uma equação para que o seu valor final mude, porém o universo é a maior de todas as equações e não sabemos para onde tende o seu valor final e nem o impacto de cada mudança das suas variáveis no todo. Se existe uma resposta para a equação do universo talvez ela seja simplemente 42. Quem sabe?

Acabei divagando sobre este assunto quando na verdade eu só queria falar sobre como deixamos que as emoções afetem a nossa percepção do mundo exterior. Algumas pessoas me tomam por uma pessoa inteligente, já eu acredito que só percebo o mundo a minha volta com uma clareza um pouco melhor. Percebo os gestos, as palavras, o clima, os olhares. Coleto informações o tempo todo e as processo em minha mente em busca de padrões, em busca de ligações, talvez tentando encontrar um sentido maior. Já desvendei os segredos de muitas pessoas assim. Porém, como qualquer pessoa, nem sempre enxergo com clareza e acabo chegando a resultados errados que me levam a tomar decisões erradas.

Hoje tive um daqueles dias em que um simples detalhe te chama a atenção para uma coisa enorme que tu não sabe por que, mas nunca prestou atenção. Uma frase me fez resgatar escolhas e decisões tomadas por mim nos últimos cinco anos. Foi um choque.

Foi como se eu finalmente decifrasse a equação da minha vida, descobrindo quais são as variáveis que venho alimentando com valores constantes, tendenciando resultados semelhantes. E então agora eu teria a chave para mudar de vez a minha vida. Obviamente a percepção do que não tenho mudado na minha vida não foi tão preciso assim, mas me fez refletir pelo resto do dia.

Estou ruminando o assunto. Vai levar um tempo para decidir o que fazer agora que a percepção da minha vida ficou mais clara. Só sei que não posso me perder novamente.


Concordas?

# Luciana escrito em Seg 10/02/06 às 03.47 :

E aí, sumido? Ou sou eu a sumida? Espero que vc se encontre. Eu estou constantemente em labirintos. bjs.

Fechado para comentários

comentários desativados para este artigo