Evolução?

Publicado em Qua 08/02/06 como Comportamento

Evolução é qualquer processo de crescimento, mudança ou desenvolvimento. A palavra provém do Latim evolutio, significando “desabrochamento”, e antes do fim de 1800 foi confinada a referir-se à evolução meta-dirigida, processos pré-programados como desenvolvimento embriológico. Uma tarefa pré-programada, como uma manobra militar, segundo esta definição, pode ser considerada uma “evolução”. Pode-se falar também de evolução das estrelas, evolução cultural ou da evolução de uma idéia.

Fonte: Wikipedia

Não importa o contexto em que esta palavra esteja inserida, aparentemente todas as pessoas estão certas do seu significado: evolução é o destino para o qual todas as coisas “estão” a caminho. Evoluir é melhorar, é se aprimorar, é se aperfeiçoar. A evolução pode ser resumida como a eterna busca pela perfeição.

Estranhamente o conceito de perfeição não tão bem certo como o da evolução. Se todas as coisas evoluem em direção a perfeição, e a perfeição não é uma idéia partilhada por todos, como sabemos que algo está mesmo evoluindo? Haveria diversas trilhas evolutivas? Estas trilhas divergem ou convergem entre si?

Parei para pensar nisto hoje após diversas lembranças, reais e imaginárias, desta e de outras vidas, passarem pela minha cabeça. Esta nostalgia despertou em mim o desejo frenético de atirar tudo para o alto e sair correndo pela rua sem direção alguma, a ânsia por ser realmente livre!

É difícil ser realmente livre em um modelo de universo que é regido por leis absolutamente intransponíveis. Não se pode sair voando por ai por vontade própria, a força da gravidade não deixa. É obvio que podemos burlar estas leis, mas nunca ignorá-las por completo.

Estas leis também ditam implicitamente o que é melhor e o que é pior, ou seja, os caminhos pelos quais todas as coisas devem seguir para que se aprimorem, para que evoluam. É como seguir um estudo dirigido, em que no final da leitura tu sabes apenas o que foi ensinado, sem margem para adquirir outros conhecimentos por conta própria.

Isto é evolução? Devemos mudar para ficarmos melhores, o que implica em nos encaixarmos em um modelo de perfeição pré-determinado?

Eu não quero isto para mim! Mas eu tenho escolha?


Fechado para comentários

comentários desativados para este artigo