Artigos de ‘Comportamento’

Formigas

Publicado em Qui 06/19/08 como Sociedade, Leia o artigo

É fato conhecido que sou um nerd declarado e que me orgulho deste estilo de vida. Porém, tem havido um perturbador debate no meu trabalho a respeito disto, justamente em função desta minha declaração. É engraçado ouvir “críticas” quanto ao meu modo de vida, vindo de pessoas que apenas se encaixam em estereótipos, ou seja, são apenas mais do mesmo.

Percepção

Publicado em Qui 09/21/06 como Comportamento, Leia o artigo

Tudo o que existe está profundamente conectado.

Independente do teu dogma, tu concordas comigo. Todas as pessoas possuem este conceito dentro de si. Algumas o encaram como sendo simplesmente a existência de um Deus, outras porque acreditam que tudo teve início no Big-bang, e têm aqueles mais malucos (como eu) que vêem o universo como uma grande corrente em que cada coisa que existe nele é um de seus elos, ou simplesmente uma variável, como explica a matemática e a Teoria do Caos.

Evolução?

Publicado em Qua 08/02/06 como Comportamento, Leia o artigo

Evolução é qualquer processo de crescimento, mudança ou desenvolvimento. A palavra provém do Latim evolutio, significando “desabrochamento”, e antes do fim de 1800 foi confinada a referir-se à evolução meta-dirigida, processos pré-programados como desenvolvimento embriológico. Uma tarefa pré-programada, como uma manobra militar, segundo esta definição, pode ser considerada uma “evolução”. Pode-se falar também de evolução das estrelas, evolução cultural ou da evolução de uma idéia.

Fonte: Wikipedia

Medo de amar (ou gato escaldado tem medo de água fria)

Publicado em Ter 07/25/06 como Comportamento, Leia o artigo

O adestramento de animais domésticos geralmente é feito através da repetição e da recompensa. Quando eles fazem algo errado, repreender ou lhes por de castigo nem sempre é eficiente para que aprendam a não cometer o mesmo erro, e por este motivo muitas pessoas preferem bater mesmo. A lembrança da dor pode ser muito mais eficaz como meio de repreensão que o diálogo.

E assim como são os animais também são as criaturas, como já dizia o “filósofo” Didi Mocó.

Solidão

Publicado em Ter 05/02/06 como Comportamento, Leia o artigo

Este foi mais um feriadão solitário. Foram três ao todo. Na verdade todos os meus finais de semana têm sido assim, solitários. Isto não me deixou triste, afinal de contas, foi uma escolha minha, e de certa forma, tenho encontrado conforto na solidão.

Tenho usado este tempo para refletir sobre as diferenças entre “estar solitário” e “ser solitário”.

Dumbo e a Rosa Ungida

Publicado em Ter 10/11/05 como Comportamento, Leia o artigo

Uma das fábulas infantis que mais gosto é a história do Elefante Dumbo, porque além de um conto muito bonito ainda traz embutidas duas lições de moral. A primeira se refere às diferenças entre as pessoas, no caso, explorando o tamanho exagerado das orelhas do Dumbo e o modo como as pessoas às encaravam. A segunda que no meu ponto de vista é a mais importante, é a questão da fé em si mesmo. Dumbo acreditou piamente que a sua habilidade de voar provinha da “pena mágica” quando na verdade não passava de um incentivo do seu amigo rato.